20/02/2014

Quem viu o meu perfil no Facebook?


Atualmente a frase que serve de título a este artigo é uma das buscas mais realizadas na Internet, curiosamente a maioria dos resultados obtidos não corresponde à verdade!

E a verdade é esta:

No momento em que escrevo estas linhas, a equipa do Facebook indica que é completamente impossível um utilizador ter acesso a quem visitou o seu perfil, pura e simplesmente porque não existe nenhum local onde os dados necessários para obter essa informação estejam disponíveis.

Então e os resultados que se obtêm nessa busca prometendo a solução para quem gostaria de saber quem visitou o seu perfil?

Não são corretos e podem-se dividir em três grupos:

1. Algumas das aplicações que prometem os resultados desejados são uma fraude e contém código malicioso escondido com uma segunda intenção, assim: não aceite, não clique, não faça nada... pode estar a colocar-se a jeito para terceiros conseguirem ter acesso à sua conta de facebook e publicarem coisas em seu nome.

2. Outras aplicações são mais inocentes, mas os resultados que oferecem não correspondem à realidade, muitas delas são aplicações simples que vão buscar de uma forma automática a informação que irei abordar no ponto 3 (e que é uma informação errada).

3. Por fim, muitos autores de blogues garantem ter a solução e propõem ensinar como obter essa informação sem instalar nada! Para isso, indicam que basta ir ao seu perfil, clicar com o botão direito do rato na parte a cinzento (à esquerda da foto de perfil) e escolher a opção ver código fonte da página:


Neste ponto deverá surgir uma janela cheia de um código estranho para a maioria de nós, nessa janela deverá clicar em Ctrl+F e fazer uma busca por FriendsList:
Após encontrarem essa linha, verificam que logo a seguir (ou dependendo das versões, na linha de baixo) existem uma série de códigos numéricos, tal como o exemplo abaixo:


No meu caso substituí os dígitos por ***** porque o caro leitor não tem nada que saber da minha vida privada! 


Continuando com o passo a passo, dizem os tais iluminados que se copiarem o primeiro número sem as aspas, excluindo o traço (-) e o dígito que estiver à direita do traço:

Só terão de colar o que copiaram no URL logo a seguir ao www.facebook.com/:


Premir Enter e a pessoa que aparecer é a que mais vezes visitou o seu perfil, se fizer o mesmo para o segundo número da listagem quem aparece é a segunda pessoa que mais visitou o seu perfil e por aí adiante.

Já outros asseguram que não, dizem que esta é uma listagem com as visitas mais recentes...

No entanto o Laudas Avulso informa que não é nada disto!!

Os primeiros números pertencem às pessoas com quem já trocaram mensagens privadas, os restantes pertencem às pessoas que estavam online no momento em que fizeram ver código fonte da página e com as quais era possível trocar mensagens privadas, só isso!

Aliás, o próprio código informa-nos disso mesmo com o título situado antes desses códigos numéricos "(...)ChatFriedsList".

Esclarecidos?! Espero que com isto evitem cair no conto do vigário...

 

0 comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão publicados, excepto spam e/ou os que contenham linguagem inapropriada.

Laudas mais lidas nos últimos 7 dias