Questionário de avaliação. Valeu a pena?

 
Com o objectivo de me melhorar, decidi fazer um questionário de avaliação anónimo para saber quais os meus pontos fortes e menos fortes no ponto de vista de quem trabalha ou trabalhou comigo.
 
E porquê? Isso é importante?

No meu ponto de vista sim, é muito importante! Embora cada um de nós tenha uma opinião honesta sobre si próprio, algumas vezes (muitas?!) os outros não nos vêem exactamente da mesma forma que nós próprios, assim, e porque uns não perguntam e os outros não tomam a iniciativa de dizer, vão-se perdendo algumas oportunidades de motivação e/ou de melhoramento através de críticas construtivas.
 
É certo que se conseguem algumas ferramentas na Internet com esse mesmo objectivo, temos por exemplo o Emplido, que embora interessante é muito telegráfico nos resultados que disponibiliza (não obstante seja óptimo para um "showoff"), ou o Survey Report que é interessante, mas cuja versão gratuita só nos permite guardar as últimas 5 respostas, entre outras limitações.

Estando à nossa disposição uma ferramenta tão boa e gratuita como é o Google Drive que nos permite (entre muitas outras coisas) criar um formulário à nossa medida, com total controlo sobre os resultados, porque não aproveitar?

Foi o que fiz e consegui resultados muito curiosos!
 
Juntando os meus contactos de email (só enviei para quem trabalha, trabalhou ou estudou comigo), mais os contactos do Facebook e os do LinkedIn, tive 30% de retorno em número de respostas (nada mal certo?).

Obviamente quem responde terá um tipo de perfil mais virado para estas coisas, nem toda a gente "perde" 5 minutos com este tipo de questionários, até porque por vezes nem acham que seja algo útil.
 
Optei por colocar de parte 4% das respostas porque são de pessoas que aproveitaram a oportunidade para despejar os seus maus fígados contra a empresa onde tiveram a oportunidade de trabalhar comigo (vendo estes casos pelo lado positivo, e de um ponto de vista estritamente pessoal, antes assim do que contra mim!!)... ou ainda quem tenha fornecido dados completamente fora do contexto!

Das restantes respostas, existe muito para analisar e levar em consideração, é interessante verificar que existe um padrão na maioria das opiniões, sendo que uma dessas respostas recorrentes foi uma surpresa, só por isso já valeu a pena.

Na minha opinião, não perde nada em fazer algo idêntico para si, aliás, só irá ganhar com isso, não que o resultado tenha uma importância por aí além, mas é mais uma forma de se motivar e/ou melhorar-se no que tiver de menos forte.

0 comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão publicados, excepto spam e/ou os que contenham linguagem inapropriada.

Laudas mais lidas nos últimos 7 dias