C'était un rendez-vous

Numa manhã de Agosto de 1976, passavam poucos minutos das 5h30 em Paris, quando o senhor Claude Lelouch iniciou a filmagem de uma curta metragem que ficou na história do cinema.

Não posso contar o fim do filme para não tirar o factor surpresa a quem nunca o viu, mas posso contar como foi realizado... e sentem-se bem sentados porque o senhor foi completamente louco!

A história foi filmada de uma só vez (num único take), sem cortes, utilizou uma câmara colocada na dianteira do veículo e percorreu 10 km pelas ruas de Paris a grande velocidade, sem ter avisado as autoridades, sem ter estradas cortadas, sem duplos, sem parar nos stops, sem respeitar os semáforos, enfim, sem qualquer bom senso, colocando a vida dele e de terceiros em risco durante 8 minutos e pouco!

Percurso completo que Claude Lelouch percorreu
Obviamente não defendo este método de filmagem, mas tenho de admitir que o resultado foi bem conseguido, muito graças ao final imprevisível... e claro, tem uma certa piada ver os veículos que andavam nas ruas nessa época.

Ora em 2007 os Snow Patrol acharam (e bem) que a filmagem tinha tudo a ver com uma das suas músicas, e então, depois de conseguirem autorização por parte de quem detém os direitos de autor (Spirit Level Film), transformaram os últimos 5 minutos e 51 segundos do filme, no vídeo oficial da música Open Your Eyes... e não é que encaixou que nem uma luva?!


Informação adicional:

Ao longo dos anos o raio do filme transformou-se num mito, não faltam na Internet sites onde se podem ler as mais absurdas teorias sobre o filme e sobre como foi filmado (teorias sobre o carro utilizado, o piloto que ia ao volante, as velocidades atingidas, etc), mas a verdade é que isto foi filmado com um Mercedes normal e ao volante ia o próprio realizador.

Isso mesmo foi confirmado 30 anos depois, numa entrevista que Claude Lelouch acedeu dar a um canal de televisão e onde aborda as dificuldades e os imprevistos com que se deparou naquele dia.

Nota: ver primeiro o vídeo anterior deste artigo.
 

Para quem tenha curiosidade de ver o original, aviso que é difícil, costuma ser rapidamente bloqueado nas poucas vezes que é disponibilizado no Youtube, mas não custa nada procurarem!

No entanto informo que depois de verem a versão com a música Snow Patrol, o original perde piada, são só mais uns minutos e a banda sonora resume-se ao barulho do motor e às rodas a chiar! (Já sei, o que acabei de descrever é música para os ouvidos de muitos, mas escrevi o aviso para as pessoas normais).


0 comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão publicados, excepto spam e/ou os que contenham linguagem inapropriada.

Laudas mais lidas nos últimos 7 dias