Oportunidade de emprego - Cuidado, pode ser falso

Quando andava na faculdade, recordo-me que um colega meu colocou na Internet um anúncio de emprego fictício com o objectivo de analisar as respostas e os Curricula da "concorrência".

E recebeu muitas candidaturas!

No caso foi inofensivo (embora reprovável) mas isso chamou-me a atenção para o cuidado necessário quando se responde a uma oportunidade de emprego, curiosamente parece ser uma área que não é fiscalizada por ninguém, basta uma busca rápida pelos principais sites de emprego em Portugal e encontra alguns anúncios altamente duvidosos, infelizmente é provável que esses anúncios recebam respostas de pessoas honestas que procuram trabalho!

Este artigo não pretende analisar quais os objectivos de quem os coloca, ou quais as eventuais ilegalidades que estarão por detrás, mas gostaria de chamar a atenção dos mais distraídos para esta realidade.

Mas vamos a um exemplo.

Na semana em que decidi escrever estas linhas, fiz uma busca e num dos sites mais conhecidos em Portugal, podia ler-se um anúncio de emprego com as seguintes pérolas:

"Somos uma empresa que actua na área da consultadoria financeira(...) em Portugal. Com mais 100 agências e de 900 colaboradores, prestamos um serviço de excelência(...)"

Começamos mal, uma empresa de consultoria financeira já com uma dimensão considerável em Portugal (100 agências é bastante) e eu nunca ouvi falar dela! 

Pior... não tem algo tão simples como um site ou uma página no LinkedIn?!

Depois da apresentação da empresa, colocam o anúncio propriamente dito, terminando o mesmo com o que oferecem:

"• Remuneração aliciante e a possibilidade de desenvolver a sua carreira profissional numa empresa credível e em grande expansão" - A conversa habitual para encher chouriços, chamo a atenção para o cuidado demonstrado na colocação das palavras mágicas "Remuneração aliciante", "carreira profissional" e "empresa credível".

E uma outra oferta que na minha opinião não é nada de se deitar fora:

"• Estrutura de apoio" - Nem outra coisa seria de esperar, uma empresa com mais de 100 agências tem uma grande estrutura de apoio... (medo).

Mas a cereja no topo do bolo é o email disponibilizado para o candidato enviar o CV:





Sim, é mesmo verdade, o email é nome_da_empresa35 (só isto já é mau de mais) @gmail.com... pensem um pouco, acham credível uma empresa desta dimensão não ter um endereço de email próprio? Até eu que sou um blogger amador tenho um email @laudas-avulso.com!!

Não se percebe e é preocupante, de certeza que algumas pessoas responderam a isto e na minha opinião, não o deviam ter feito!

Fica o alerta.

0 comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão publicados, excepto spam e/ou os que contenham linguagem inapropriada.

Laudas mais lidas nos últimos 7 dias