RSS e redes sociais: para seguir, partilhar e opinar


Já me aconteceu perceber que algumas (muitas?) pessoas não fazem ideia do que é um leitor RSS, não sabem que podem seguir as suas páginas preferidas através do email, de uma rede social, etc.

Colocando como exemplo o que está disponível neste blogue, decidi fazer um pequeno guia sobre este tema, que podem facilmente aplicar em outras páginas por essa Internet fora.

RSS
De uma forma simples, o RSS é um automatismo que permite aos responsáveis das páginas divulgarem quando algo de novo é publicado, no ponto de vista dos leitores isto é bom para facilitar a vida.

Por exemplo, se existirem 10 blogues que você gosta de acompanhar, sempre que quer confirmar se existe algum post novo terá de ir a cada um deles espreitar, mas se tiver um leitor de rss configurado, basta aceder a esse leitor e sabe imediatamente as novidades.

Existem bastantes leitores de RSS disponíveis gratuitamente, uns para configurar no email, outros no Desktop e ainda outros online, se quiser experimentar, sugiro o Google Reader.

Outra solução simples é aproveitar o RSS para receber no seu email as noticias e/ou posts novos dos sites que gosta... em alguns locais já viu por certo opções semelhantes à que pode encontrar na coluna lateral do Laudas Avulso:

Nesses casos, basta colocar o seu email e clicar em Enviar, de seguida terá de colocar as letras da verificação:


E já está!

Irá receber um email por dia (nos dias em que existirem posts novos), com o que foi publicado nesse site especifico.

Mas existem outras formas de seguir sites, se tiver um perfil criado no Facebook, Google+ ou no Twitter, muitas das páginas e blogues têm uns botões parecidos com os que estão no canto superior direito do Laudas Avulso:


Nestes casos bastará clicar na rede social onde pretende seguir as novidades da publicação em causa e escolher a opção seguir ou gosto.

A partir desse momento é-lhe apresentado no seu mural sempre que a página que segue publica qualquer coisa.

Então e se você quiser partilhar com os amigos algo que gostou? Já reparou que em muitas páginas encontra símbolos como estes no fim dos artigos:


Isto serve para exactamente para partilhar o que gostou com um simples clique, podendo enviar a partilha por email e/ou pelas redes sociais.

Simples não é?

Bem sei que para muitos, estes conceitos abordados não são novidade, mas para aqueles que se sentem pouco à vontade com as tecnologias, fica a sugestão, explore os sites que gosta de visitar e utilize as soluções de RSS e redes sociais.

0 comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão publicados, excepto spam e/ou os que contenham linguagem inapropriada.

Laudas mais lidas nos últimos 7 dias